Seleção japonesa vence Alemanha de virada

Folha do Araripe

Folha do Araripe

De virada e na raça. Após primeiro tempo dominado pela Alemanha, o Japão fez grande segunda etapa e foi buscar uma vitória sensacional por 2 a 1 no primeiro jogo do Grupo E da Copa do Mundo do Catar. De pênalti, Gundogan abriu o placar para os tetracampeões, mas Doan e Asano, que entraram no decorrer do jogo, anotaram os gols do triunfo asiatico no Mundial de 2022.

Saiba mais

  • Técnico Tite pede menos pressão: 'Não cobrem 20 anos, são só quatro'
    Técnico Tite pede menos pressão: ‘Não cobrem 20 anos, são só quatro’
  • Jogadores da Alemanha protestam contra decisão polêmica da Fifa
    Jogadores da Alemanha protestam contra decisão polêmica da Fifa

Podendo se complicar em caso de nova derrota, a Alemanha volta aos gramados no próximo domingo (27), às 16h, para enfrentar a Espanha. Mais cedo no mesmo dia, o Japão medirá forças com a Costa Rica, às 7h. Em caso de vitória, os japoneses devem carimbar sua vaga nas oitavas de final.

O jogo

Domínio quase que total alemão no primeiro tempo. Apesar de um susto logo no começo da partida, quando o Japão teve um gol anulado aos sete minutos, a Alemanha mostrou imposição nos primeiros 45 minutos. Fechando a primeira etapa com 81% de posse de bola e 14 finalizações, o time treinado por Hansi Flick levou perigo algumas vezes em chutes de longa distância.

Aos 19 minutos, o volante Kimmich acertou um forte chute da entrada da área, mas parou em boa defesa de Gonda. A pressão continuou e poucos minutos depois foi recompensada com um pênalti. O lateral-esquerdo Raum recebeu já na grande área e tentou driblar o goleiro japonês, que acabou o derrubando. Gundogan foi para a cobrança e bateu com categoria para abrir o placar.

Tentando sair para o campo ofensivo em contra-ataques, o Japão apostava na velocidade de Kubo, mas não conseguiu levar perigo real ao gol de Neuer. Por pouco a Alemanha não conseguiu aumentar a vantagem ainda na primeira etapa, mas Havertz estava impedido quando completou o passe de Gnabry. A única finalização japonesa só aconteceu aos 50 minutos, pouco antes do intervalo.

Mas a história do jogo mudou totalmente na segunda etapa. Com mudanças pontuais, o técnico Hajime Moriyasu colocou o time do Japão para o ataque e começou a levar mais perigo ao gol da Alemanha. Porém, antes da virada, os alemães quase conseguiram ampliar a vantagem. Gundogan acertou a trave e logo depois o goleiro Gonda fez quatro defesas sensacionais seguidas.

A virada começou aos 29 minutos. Minamino avançou bem pela esquerda e finalizou. Neuer não conseguiu segurar e a bola sobrou livre para Doan. O atacante não perdoou e empatou o jogo. E a festa do Japão ficou completa pouco tempo depois. Asano recebeu belo lançamento, invadiu a grande área e soltou uma bomba para vencer o goleiro alemão.

A Alemanha até tentou uma pressão nos minutos finais para buscar o empate, colocando o jovem atacante Moukoko para atuar ao lado de Fullkrug na grande área japonesa. Focando nas bolas áreas, até o goleiro Neuer foi para o ataque em uma cobrança de escanteio, mas nada tirou a grande vitória do Japão na primeira partida das duas seleções no Mundial do Catar.

FICHA DA PARTIDA

Alemanha 1

Neuer; Sule, Rudiger, Schlotterbeck e Raum; Kimmich, Gundogan (Goretzka) e Musiala (Gotze); Gnabry (Moukoko), Muller (Hoffmann) e Havertz (Fullkrug). Técnico: Hansi Flick

Japão 2

Gonda; Sakai (Minamino), Yoshida, Itakura e Nagatomo(Mitoma); Tanaka (Doan), Endo, Kubo (Tomiyasu) e Kamada; Ito e Maeda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu

Local: Internacional Khalifa

Árbitro: Ivan Barton (El Salvador)

Assistente: David Moran e Zachari Zeegelaar (El Salvador)

Gols: Gundogan (Alemanha) | Doan e Asano (Japão)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*