O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira (15), que o Brasil precisa aproveitar as oportunidades para fazer a economia crescer e que baixar os juros é muito importante para atrair investimentos.
A declaração ocorreu após reunião com a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) no Palácio do Itamaraty, onde foi discutido a preparação da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a China.
“O Brasil, que estava isolado, passa a ser um protagonista importantíssimo na economia mundial. Nós temos 2% do PIB do mundo, 98% do comércio está fora do Brasil. Não temos que aproveitar todas as oportunidades para gerar emprego, para fazer crescer a economia e baixar os juros. Isso é muito importante para poder atrair mais investimento e a economia crescer mais”.
Embora não tenha citado o Banco Central e o presidente Roberto Campos Neto, a fala de Alckmin, em tom mais ameno, mostra alinhamento com demais integrantes do governo, em especial com o presidente Lula, que não tem poupado artilharia a entidade monetária, que têm mantido juros altos. Na avaliação de economistas e de governistas, a medida do BC, por mais que vise frear a inflação, impede a atração de investimentos.
Brasil e China
A data da viagem do presidente Lula à China ainda não foi definida, mas deve ocorrer em meados de março. Geraldo Alckmin disse que no próximo dia 27, às 9h, deve ocorrer uma reunião com representantes de todos os ministérios para elegerem a pauta prioritária de cada pasta com o governo chinês.
Faça um comentário