Roubo de energia em Pernambuco daria para abastecer 290 mil residências durante um mês

Folha do Araripe

Folha do Araripe

No ano de 2022, a Neoenergia Pernambuco intensificou ações com o objetivo de garantir a prevenção e o combate a desvios de energia no Estado. No total, foram identificadas mais de 63 mil ligações clandestinas em toda área de concessão, o que dá uma média de 5,2 mil por mês, ou 172 por dia.

De acordo com a empresa, o número é expressivo e resultou na agregação de cerca de 29 milhões de quilowatts-hora (KWh). Para se ter uma ideia de quanto significa este montante, seria suficiente para abastecer 290 mil residências por 30 dias.

“Desde o último ano, intensificamos e equipamos a nossa área de inteligência. Hoje, temos um centro de operações apenas para identificar e coibir as ligações clandestinas e os desvios de energia. Além de permitirem a agregação de energia, essas ações garantem que as pessoas tenham acesso aos serviços com ainda mais qualidade e segurança”, afirma Ícaro Bezerra, Supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia Pernambuco.

Além das regularizações, a empresa substituiu 127 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir erro na medição do consumo de energia elétrica. Outra ação importante foi a realização de mais de 150 mil inspeções, que resultaram na identificação de 59 mil ligações com irregularidades.

Segundo a empresa, os clientes que estão ligados de forma clandestina na rede de distribuição de energia podem solicitar a instalação de um medidor forma gratuita. “É preciso que o padrão de entrada, ou seja, o local onde o medidor será instalado, esteja em conformidade com os padrões de segurança do setor elétrico”.

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

“Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação”.

PARCERIA com a PM

A Neoenergia Pernambuco conseguiu recuperar ainda 7 milhões de quilowatts-hora (kWh) em 74 ações com apoio policial. A tecnologia tem sido uma aliada na hora de definir as localidades onde serão realizadas essas operações. A companhia possui sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade, que permitem acompanhar o balanço energético da rede. Os equipamentos possibilitam a identificação de perdas, para subsidiar o trabalho.

JC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*