HCP realiza mutirão de atendimento gratuito para prevenção do câncer de cabeça e pescoço neste sábado (8)

Folha do Araripe

Folha do Araripe

Serão ofertados exames, palestras e atividades educativas

Referência em oncologia, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) retoma neste sábado (08) suas campanhas presenciais e realiza, pela primeira vez depois da pandemia, um mutirão de atendimento, que inclui exames, palestras e atividades educativas. O Mutirão de Prevenção Contra o Câncer de Cabeça e Pescoço acontecerá das 7h30 às 12h, dentro do HCP, para o público já cadastrado. Foram disponibilizadas 100 vagas através do link disponível nas redes sociais da instituição. As vagas eram abertas para o público em geral e já foram preenchidas.

A ação faz parte do Julho Verde, campanha nacional utilizada pelas instituições de saúde e sociedade médica para alertar sobre o câncer de cabeça e pescoço, conjunto de tumores que se manifestam na face, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireoide, pele e ossos da cabeça e pescoço, que mexem com a estética facial, a deglutição, a alimentação e a voz do paciente. Entre os exames ofertados no mutirão estão a dermatoscopia, avaliação de lesões na face sugestivas para câncer de pele (30 vagas); avaliação oral clínica, diagnóstico de lesões malignas ou não em boca (15 vagas); e Oroscopia e videolaringoscopia (15 vagas), exame físico da boca e garganta; que são exames básicos realizados para detecção de lesões precursoras de câncer na região.

Além dos exames, a programação é inteiramente orientativa, com palestras ministradas pela equipe multidisciplinar da instituição, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, e a equipe de cirurgiões de cabeça e pescoço. Entre os temas oferecidos está a Orientações psicoeducativas para quem deseja parar de fumar – o tabagismo é o principal fator de risco para todos os tipos de câncer, principalmente da região da cabeça e pescoço.

O evento ainda vai contar com ações oferecidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, grupo voluntário da instituição, como apresentações musicais.  

Confira a programação completa:

Exames: das 8h às 12h

Palestras:

7h30 às 8h: Acolhimento

8h10: Momento desperta – Ginástica laboral
8h30: Palestra – A importância do Autoexame Bucal
8h45: Palestra – Câncer de Laringe: complicações para fala, respiração e deglutição.
9h: Palestra – Orientações psicológicas ao Paciente oncológico
9h15: Palestra – Direitos sociais do paciente laringectomizados
9h30: Palestra – Alimentação na prevenção e tratamento do câncer de cabeça e pescoço
9h45: Palestra – Atividade física na prevenção do câncer
10h – Encerramento

JULHO VERDE E O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, faringe, laringe, esôfago, tireoide, entre outros. Anualmente, cerca de 700 mil novos casos são diagnosticados no mundo. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, com impacto negativo na sobrevida do paciente.

Em geral, os tumores de cabeça e pescoço são mais frequentes em homens com mais de quarenta anos, e, juntos, representam o segundo tipo de câncer com maior incidência na população masculina e feminina brasileira, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A doença está fortemente associada ao consumo de álcool e ao tabagismo, além do HPV e da exposição excessiva ao sol, ou seja, evitar esses fatores de risco são a principal forma de prevenção. Os sintomas variam de acordo com o tipo do tumor, mas de modo geral, é preciso ficar atento a feridas na boca ou na garganta que demoram a cicatrizar; dor ou dificuldade para engolir; rouquidão por tempo prolongado; e caroços no pescoço. Quanto mais cedo o tumor for detectado, maior a chance de cura e menor as consequências para os pacientes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*