Tamanho o número de pré-candidaturas postas, a disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes aponta para um ambiente de muito acirramento e perspectiva de definição apenas no segundo turno. Por lá, além do prefeito Mano Medeiros, que busca a reeleição, estão à disposição as pré-candidaturas do ex-prefeito Elias Gomes, Clarissa Tércio e Daniel Alves. Marília Arraes é outra figura política que também não pode ser descartada na disputa. Embora embrionário, existe conversas que podem culminar na entrada da neta de Miguel Arraes no pleito.
Quando o assunto é espectros políticos, no campo de direita Mano Medeiros do PL, e Clarissa Tércio do PP, digladiam por este eleitorado, enquanto que Elias Gomes, prestes a entrar no PT; Daniel Alves, filiado ao PV; e Marília Arraes, do Solidariedade, estão concorrendo pela preferência do eleitorado mais à esquerda. O imbróglio, neste segundo contexto, consiste na definição ente Elias Gomes e Daniel Alves. O primeiro está próximo a ingressar no PT e o segundo pertence ao PV, ambos os partidos pertencentes a uma única federação (PT/PV/PCdoB) o que limita a apenas uma candidatura. O que se sabe é que Elias tem sido ciceroneado a ingressar no PT e Daniel Alves segue no raio de interesse do PV, mas este último pode até mesmo mudar de sigla para concorrer ao pleito.
Quanto à Marília Arraes (SD), esta, embora não tenha oficializado a sua entrada na disputa, segue com conversas avançadas com o PSB de João Campos para arregimentar as forças e apoios necessários para concorrer e não pode ser considerada carta fora do baralho.
Com mais de 480 mil eleitores, Jaboatão dos Guararapes figura como o segundo maior Colégio Eleitoral de Pernambuco, atrás apenas do Recife. A conquista deste espaço é estratégico para estes partidos.
RECIPROCIDADE – Em entrevista ao Blog, o deputado federal e vice-presidente estadual do Progressistas, Lula da Fonte, afirmou esperar que a governadora Raquel Lyra apoie a candidatura de Clarissa Tércio em Jaboatão em retribuição ao apoio que o PP dará aos candidatos que ela irá apresentar em cidades como Recife e Caruaru.
MUDANDO DE LADO – Embora seja do PL, Marlus Costa, vereador mais votado na última eleição em Jaboatão, participou no último sábado do evento em apoio a Clarissa Tércio (PP) com direito a discurso.
PALANQUE – Por falar no evento de Clarissa, por lá passaram figuras das mais diversas colorações partidárias, incluindo os deputados estaduais Gustavo Gouveia (Solidariedade) e Dannilo Godoy (PSB).
OTIMISMO EM ALTA – O candidato da oposição em Ouricuri Vitor de Botinha tem ambiente favorável para desbancar o candidato que será apresentado pelo prefeito Ricardo Ramos (PSDB). O sentimento dentro do grupo de oposição é bastante positivo, sobretudo porque o atual gestor tem deixado muito a desejar na administração. Na eleição de 2020 Vitor de Botinha bateu na trave, não vencendo o pleito por pouco menos de 60 votos.
MARCANDO TERRITÓRIO – O PSB pretende participar ativamente da eleição no Cabo de Santo Agostinho no próximo ano. Por lá a sigla já tem inclusive um nome para disputar a prefeitura, trata-se da vereadora Tereza da Bomboniere. Em 2020 Tereza desbancou nomes tradicionais da política cabense e saiu das urnas como a vereadora mais votada do município.
BALDE DE ÁGUA FRIA – O PSOL definiu em Congresso Estadual do Partido pela tese da pré-candidatura de Dani Portela à Prefeitura do Recife. A decisão surge como um obstáculo ao desejo do deputado federal Túlio Gadelha (Rede) de disputar à Prefeitura da Capital. A Rede, que compõe uma federação com o PSOL, não tem força suficiente para emplacar a candidatura de Túlio. Na federação o PSOL tem poder maior de decisão.
ALGUÉM RESPONDE? – A governadora Raquel Lyra irá apoiar em Jaboatão a candidatura de Mano Medeiros do PL ou de Clarrisa Tércio do PP?
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Faça um comentário