A segunda edição do levantamento Panorama Industrial do Sertão do Araripe realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) aponta que os indicadores ainda estão abaixo dos 50 pontos indicando cenário de pessimismo no segundo
trimestre de 2023. O índice que mede o volume de produção ficou em 35,0 pontos percentuais, um avanço de 7,7 em relação ao trimestre passado, mas que, ainda assim, indica queda na produção industrial. O movimento também acontece na evolução do número de empregados, que atingiu 44,7 pontos, apontando que não houve aumento no número de empregados neste trimestre em comparação com o trimestre anterior.
Com relação às condições financeiras das indústrias da região, o estudo da FIEPE revela que os empresários não estão satisfeitos com suas condições financeiras e nem com sua margem de lucro e o acesso a crédito permanece sendo uma grande dificuldade da região.
Dentre os principais problemas enfrentados pelo setor, destacam-se a competição desleal, a elevada carga tributária e a falta ou alto custo da matéria-prima e dificuldade na logística de transporte.
O Panorama Industrial do Sertão do Araripe tem periodicidade trimestral e é elaborado pela FIEPE através da área de Economia utilizando-se de uma pesquisa primária com a aplicação de questionários para empresas dos diversos ramos industriais localizadas na região do Araripe.
Faça um comentário