Sem água nas torneiras, mas com as tarifas chegando às suas residências todo mês, centenas de moradores de Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, saíram às ruas na noite de ontem (26) para protestar contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A manifestação aconteceu no calçadão central da cidade.
Em tom de desabafo, alguns moradores discursaram contra os serviços prestados pela empresa em Dormentes. Empunhando contas não pagas, eles convocaram os demais usuários da Compesa a deixarem suas tarifas mensais dentro de um tonel. Por este motivo, o protesto foi batizado de ‘sem água, sem grana’.
Os moradores argumentam que o município enfrenta uma escassez de abastecimento por mais de 60 dias, enquanto recebem faturas mensais, muitas vezes com valores exorbitantes. Exemplo disso foi um comunitário que teve 50 metros cúbicos (m³) de água faturados, mesmo sem ter recebido o serviço no mesmo mês. Num recado à governadora Raquel Lyra, os organizadores do protesto afirmaram que a ação marca o início do movimento, e que a comunidade pretende manter a mobilização até que a Compesa regularize o abastecimento em Dormentes. Caso contrário, continuarão sem pagar suas contas. (Blog do Carlos Britto)
Faça um comentário