Chegando perto do último trimestre do ano de 2024 as expectativas sobre a definição de valor do salário mínimo 2025 aumentam. A quantia deve ser a mesma que o governo federal já apresentou no primeiro semestre por meio do projeto de orçamento para 2025.
O salário mínimo 2025 deve guiar a remuneração de pelo menos 60 milhões de brasileiros, conforme estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Este é o piso e o teto da remuneração dos trabalhadores.
Além dos trabalhadores celetistas, o piso salarial do país também serve como referência para o pagamento dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e de benefícios trabalhistas. Por isso o seu resultado é tão importante para a economia local.
O valor exato somente será conhecido a partir de 1º de janeiro de 2025, mas o governo federal por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento já enviou para o Congresso Nacional uma prévia de valor do salário mínimo 2025. Funciona como uma estimativa que precisa ser votada.
Por lei, todos os anos é obrigatório que o governo federal altere e reajuste o salário mínimo do país, porque assim garante que os brasileiros mantenham seu poder de compra. É reconhecer que os serviços básicos foram reajustados, e por isso o salário também precisa subir.
Valor do salário mínimo em 2025
O novo valor do salário mínimo passa a valer em 1 de janeiro de 2025, quando a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será publicada no Diário Oficial da União.
No entanto, a equipe econômica do governo federal já enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, em que consta para o salário mínimo 2025 com o seguinte valor.
- R$ 1.502,94 para o ano de 2025.
A quantia significaria uma alta de 6,36% na comparação anual, já que hoje o salário mínimo é de R$ 1.412.
Para chegar ao índice de reajuste será preciso aguardar o resultado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), inflação oficial do país, medida de janeiro a novembro de 2024.
Faça um comentário