Mais de 200 profissionais de educação compareceram, nesta quarta-feira (30), ao Congresso de Educação 4.0 Mata Norte, no município de Goiana. Organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em parceria com o Sebrae/PE, o evento explorou as tendências futuras da educação, com foco em empreendedorismo, novas tecnologias, inovação e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.
O evento aconteceu no auditório do Sesc Ler Goiana. Professores, gestores escolares e secretários de educação dos municípios da Zona da Mata Norte interagiram durante as palestras conduzidas por especialistas em educação. Temas como políticas públicas de educação; ferramentas de inteligência artificial para educadores, protagonismo estudantil e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo em sala de aula foram abordados. Sobre as temáticas, o professor Jeyse Ferreira, do município de Itambé, considerou que “práticas inovadoras em sala de aula e parcerias entre empresas e escolas são essenciais para preparar os estudantes para o futuro”. E seguiu. “Estamos aqui ampliando o nosso aprendizado e observando exemplos inspiradores, junto com outros professores capacitados e focados”, revelou o professor.
O gerente regional do Sebrae/PE, Alexandre Alves, destacou a importância do evento. “A realização deste congresso é uma iniciativa inédita em nossa região e possui grande relevância, pois promove a integração da educação com o empreendedorismo, direcionada a docentes e gestores escolares. Essas iniciativas são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento da Zona da Mata Norte pernambucana”, destacou.
Após duas edições, o Congresso de Educação 4.0 se consolida como uma importante iniciativa de fortalecimento e modernização da educação em Pernambuco, alinhada às demandas do século XXI. Nesse sentido, o coordenador do Desenvolve PE, Edmilson Duarte, enfatizou a relevância da iniciativa. “Nos congressos conseguimos reunir centenas de profissionais da educação, empresários, especialistas em inovação e inteligência artificial para refletir de forma ampla sobre os novos desafios dos educadores em nosso Estado,” enfatizou.
Sobre o Congresso Educação 4.0 – O primeiro Congresso de Educação 4.0 foi realizado no mês de agosto em Serra Talhada, no Sertão. O evento discutiu o tema “a criatividade como ferramenta de desenvolvimento”. Somado ao congresso da Mata Norte, mais de 550 profissionais de educação pernambucanos participaram dos eventos.
Foto: Natanael
Faça um comentário