A polêmica proposta de acabar com a escala de trabalho 6×1, seis dias de trabalho por um de folga, deve ganhar as ruas neste feriado de 15 de novembro. O Movimento ‘Vida Além do Trabalho (VAT)’ e grupos da esquerda planejam protestos em pelo menos 13 capitais brasileiras, segundo o site Metrópoles. Cidades menores, como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), também devem sediar manifestações.
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL) e idealizada pelo VAT, causou grande repercussão nas redes sociais na semana passada. Políticos, empresários e celebridades se manifestaram sobre a proposta, que já atingiu o número mínimo de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados.
A maioria das assinaturas veio de deputados de partidos de esquerda. Agora, a PEC seguirá para discussão em comissões na Câmara e no Senado, antes de se tornar, eventualmente, uma emenda constitucional. A mobilização popular deste feriado demonstra a força do debate em torno da jornada de trabalho no Brasil e a preocupação com as condições laborais de diversos setores.
Faça um comentário