Raquel Lyra (PSDB), prefeitos pernambucanos para acompanhar os investimentos do Novo PAC e vistoriar obras.

Folha do Araripe

Folha do Araripe

Na ocasião, Rui Costa fez questão de garantir a disponibilidade de recursos para execução de obras do Novo PAC, mesmo com o contingenciamento de recursos que o Governo Federal deve detalhar ainda nesta semana. O auxiliar ministerial explicou que já houve um corte de recursos do PAC anteriormente, e, mesmo assim, as obras continuaram sendo realizadas.

“O que acabei de anunciar aos prefeitos é que, mesmo tendo que fazer ajustes em função do compromisso do presidente Lula com o arcabouço fiscal, não se comprometeu a execução de nenhuma obra, porque o PAC tem na lei a possibilidade de remanejar recursos de uma obra mais lenta para uma que está indo mais rápido”, enfatizou Rui Costa.

A governadora Raquel Lyra agradeceu a vinda dos ministros e destacou que a importância da realização do monitoramento das obras.

“Discutimos obras de barragem, de água, mobilidade urbana, saúde, educação. Não tenho dúvidas que, ao final, a gente vai conseguir fazer entregas importantes para Pernambuco”, explicou Raquel Lyra.

Presente na reunião, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), agradeceu os investimentos do Governo Federal. ” Essa caravana federativa tem um caráter muito importante, pois traz representantes dos ministérios para discutir junto com os Estados e municípios os gargalos principais e as melhorias nas legislações”, afirmou o prefeito.

Também participaram do encontro a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), e os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes (PDT), e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB).

Metrô

Após a reunião, Rui Costa afirmou que o futuro do Metrô do Recife será discutido após a análise de um estudo que será entregue em dezembro pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O ministro revelou que apresentou à Raquel Lyra a possibilidade de alterar o modelo de transporte atual do Estado, propondo, inclusive, a instalação de uma Câmara de Compensação Tarifária, que atua como fiscalizador e faz o recolhimento dos recursos do sistema de ônibus, como acontece na Bahia, estado que Rui Costa governou por dois mandatos.

“Assim que o BNDES entregar o modelo, a proposta, o diagnóstico, nós vamos dialogar. Eu acho que uma hipótese que eu levantei para a governadora é de repensar o modelo como um todo. E ter um sistema onde haja melhor qualidade para a população, um serviço superior”, enfatizou o ministro.

Visitas

Após a reunião com os gestores, Rui Costa e Raquel Lyra visitaram a obra do Canal do Fragoso, em Olinda. A intervenção, que visa melhorar a mobilidade da área e reduzir os alagamentos na região, faz parte da carteira de obras do Novo PAC no Estado e tem previsão de término em junho de 2026.

Em seguida, o ministro se uniu ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), para visita na obra do Hospital da Criança, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. Em construção desde janeiro deste ano, o hospital tem investimentos previstos de R$ 116 milhões, provenientes do Ministério da Saúde e da Prefeitura do Recife. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2025.

“Estamos vendo uma ação concreta do Governo Federal, que está ajudando o município, o Estado e fortalecendo o diálogo federativo, algo tão importante”, destacou João Campos.

O prefeito também enfatizou que além do hospital, será realizada a ampliação de uma Central de Diagnóstico por Imagem (CDI). O ministro Rui Costa parabenizou o prefeito do Recife pelo andamento da obra e destacou a importância do equipamento para Recife.

Base

Diante das especulações de uma mudança de partido da governadora Raquel Lyra, o ministro da Casa Civil afirmou que sempre considerou a governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) como sendo da base do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político ressaltou a grande quantidade de recursos do Governo Federal investidos em Pernambuco. “Sempre considerei ela como base, ela nunca me disse o contrário. Nunca vi depoimento dela dizendo que não é da base. Considero que ela sempre foi e continuará sendo da base”, enfatizou o ministro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*