Após recorde de votação, João Campos será diplomado, ao lado de Mano, Mirella e Ramos

Folha do Araripe

Folha do Araripe

O prefeito João Campos será diplomado esta segunda-feira pelo TRE-PE ao lado dos prefeitos Mano Medeiros, de Jaboatão, Mirella Almeida, de Olinda, e Severino Ramos, de Paulista. Os quatro representam os municípios mais populosos da Região Metropolitana. Reeleitos, João e Mano venceram no primeiro turno. Mirella e Ramos, que conquistaram primeiro mandato, no segundo turno. Com 78,11% dos votos dos recifenses, o prefeito do Recife superou o recordista anterior, ex-prefeito Pelópidas Silveira, eleito em 1955  com 66% dos votos da capital.

Este domingo, coincidindo com a véspera da diplomação, a assessoria de João Campos divulgou que suas contas de campanha foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral sem ressalvas. Dificilmente algum candidato consegue ter contas aprovadas sem ressalvas, sempre resta um “porém” para chamar atenção da justiça eleitoral que não impede a diplomação mas obriga o político citado a se defender em até três dias. “João Campos provou que também tem uma gestão eficiente e transparente nessa área, garantindo total regularidade dos recursos arrecadados e aplicados na eleição” – disse a assessoria do prefeito eleito.

A observação feita pelos auxiliares do prefeito do Recife demonstra que, interessado em disputar a eleição de 2026 para governador, João Campos não tem perdido uma só oportunidade de mostrar seus feitos. Em discurso para os auxiliares na Missa de Ação de Graças esta semana, na Igreja de Casa Forte, bairro onde reside, ele se derramou em elogios e batizou sua equipe como “ a melhor do Brasil”. – “Se a gente tem uma gestão que tá no pódio do Brasil é porque a gente tem um time que é o melhor do Brasil. Uma equipe que é a melhor do Brasil”, pontuou, deixando a modéstia de lado.

O percentual de cada um

Mesmo enfrentando dois fortes candidatos – Clarissa Tércio e Elias Gomes – o prefeito Mano Medeiros chegou a 55,93% dos votos dos jaboatonenses vencendo o pleito logo no primeiro turno. Mirella teve 51,38% sobre o candidato do PT, Vinícius Castelo (48,62%), e venceu o segundo turno, num pleito disputadíssimo, até a apuração dos últimos votos. Já Ramos, tido como favorito desde o primeiro turno, venceu o segundo com 73,36% dos votos, um recorde na história de Paulista.

Reeleição premiou administradores

Pernambuco tem seis municípios onde pode haver segundo turno pois o número de eleitores é superior a 200 mil habitantes. São eles, Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina. Este ano todos que disputaram a reeleição nesses municípios venceram no primeiro turno. Além de João Campos (PSB) e Mano Medeiros (PL), foram reeleitos Rodrigo Pinheiro (PSDB), de Caruaru, com 52,68% dos votos e Simão Durando (União Brasil), de Petrolina, com 59,16% da votação.

Álvaro reúne jornalistas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Álvaro Porto, reúne a imprensa para confraternização de Natal e Ano Novo esta terça-feira á noite no Armazém 14, no Recife Antigo. Estará ao lado do seu filho Gabriel Porto, que é candidato a deputado federal em 2026. Na semana passada, Álvaro disse em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco que não definiu ainda se sai do PSDB, o mesmo partido da governadora, ou não. Se não sair é sinal de que apoiará a reeleição de Raquel Lyra. “ Posso até ficar no PSDB dependendo da formação das chapas e do comprometimento do partido”.

Em 2026, a governadora Raquel Lyra e o presidente da Alepe, Álvaro Porto, vão estar no mesmo palanque?

Blog dEllas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*