A iniciativa do Sebrae e prefeitura reúne atrativos culturais, naturais e gastronômicos para promover o turismo local e gerar renda no Sertão do Araripe
Uma imersão na cultura, belezas naturais, artesanato, religiosidade e gastronomia local, com destaque para a produção de mandioca e mel. Essa é a proposta do primeiro roteiro turístico de Araripina, apresentado a representantes do trade turístico do município, localizado no Sertão do estado. O evento, intitulado “Araripina, o coração do Sertão é aqui”, contou com a presença de empresários dos setores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, além de associações, produtores rurais, representantes da prefeitura e empreendedores locais.
O roteiro é fruto de consultorias realizadas ao longo do ano, incluindo visitas aos principais atrativos que já recebem visitantes e mapeamento de novos locais a serem explorados. Entre as experiências oferecidas estão rotas temáticas, como “Araripina Urbana”, “Araripina das Serras e Trilhas”, “Araripina de Fé e Arte”, “Caminhos do Mel” e “Rainhas da Mandioca”.
“O roteiro é direcionado ao trade turístico do município e inclui mirantes, igrejas e experiências imersivas, como a produção de mel nas cooperativas do Riacho Fundo e a produção de mandioca liderada por mulheres empreendedoras da Serrinha do Aperto. A iniciativa beneficiará agricultores familiares, apicultores, bares, restaurantes e artesãos, gerando economia no município por meio do turismo”, explicou Luana Alencar, analista do Sebrae/PE.
Além de mapear os atrativos, as consultorias geraram um diagnóstico sobre melhorias necessárias para as atividades turísticas. Os pontos críticos observados incluem a acessibilidade dos locais, climatização de alguns espaços, presença de guias especializados, instalação de lixeiras e melhor infraestrutura de limpeza, disponibilidade de internet para pagamentos digitais, como o Pix, e revisão de preços dos produtos oferecidos.
O roteiro, com duração de dois dias, já está disponível para comercialização pelos agentes turísticos de Araripina. Entre os destaques, está a visita à Chapada do Araripe e a dois centros importantes de artesanato: a Associação dos Artesãos de Araripina (AARA) e a Associação dos Empreendedores e Artesãos de Araripina e Sertão (AECANTS). Nesses espaços, os visitantes podem conhecer e adquirir produtos como peças em couro, cerâmica e tecidos, todos feitos à mão.
“O diagnóstico foi iniciado em janeiro do ano passado, com foco em identificar os potenciais turísticos da região, mapear os atrativos e envolver as comunidades locais. Queremos que o roteiro funcione como referência de turismo sustentável, atraindo visitantes, gerando renda e promovendo integração entre cultura, natureza e economia”, destacou Danilo Silva, gerente do Sebrae no Sertão do Araripe.
As visitas-teste contaram com membros da Comtur de Araripina, empresários do turismo e representantes do Sebrae e do Sesc. Também foi produzido um vídeo promocional e o projeto iconográfico da cidade. O material, denominado “Rotas Turísticas de Araripina”, será utilizado em feiras e exposições para divulgar a iniciativa.
Faça um comentário