Interiorização do desenvolvimento é destaque no Fórum da FIEPE

Folha do Araripe

Folha do Araripe
impacto comparável ao que aconteceu há 20 anos, quando a BR-232 foi estendida até Caruaru”, afirmou. Ela ainda ressaltou a construção do aeroporto de Salgueiro e a conclusão das obras na pista do aeroporto de Serra Talhada.
Em sua apresentação técnica, a pesquisadora Fátima Brayner, do SENAI, apresentou estudos que identificaram os segmentos mais beneficiados pela ferrovia. “A gipsita do Sertão do Araripe terá um canal logístico mais competitivo para a distribuição do gesso, considerado um dos melhores do mundo. A hortifruticultura do São Francisco também será favorecida, assim como o setor de baterias em Belo Jardim, que surge como um novo elemento nessa discussão e exige uma infraestrutura logística mais robusta”, explicou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também reforçou a importância do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina para a indústria gesseira e o setor avícola, que enfrenta altos custos logísticos devido à necessidade de importar ração do Oeste da Bahia e do Sul do Piauí. “Com a ferrovia partindo de Salgueiro, passando por Arcoverde, Cachoeirinha e outros municípios, teremos a oportunidade ainda de implantar grandes portos secos, que impulsionarão o desenvolvimento regional e fortalecerão a matriz econômica de Pernambuco”, ressaltou.

O evento contou com a presença do senador pernambucano Fernando Dueire; do superintendente da Sudene, Danilo Cabral; do ex-senador e conselheiro emérito da CNI, Armando Monteiro Neto; do ex-governador João Lyra Neto; dos deputados federais Mendonça Filho e Augusto Coutinho; dos deputados estaduais João Paulo, Eriberto Medeiros Filho e Mário Ricardo; do ex-presidente da FIEPE e vice-presidente da CNI, Ricardo Essinger; do 1º vice-presidente da FIEPE, Massimo Cadorin, além de dirigentes da Federação e representantes dos sindicatos filiados.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*