
Por Lusmar Barros, Folha do Araripe
Araripina, PE – O São João de Araripina, uma das festas mais tradicionais do Nordeste, foi tema de um acalorado debate entre os vereadores Evandro Delmondes, líder da situação, e Sebastião Dias, da oposição. A discussão focou nos gastos das gestões passadas e a atual, ressaltando a importância da transparência e da eficiência na realização do Evento.
O vereador Evandro Delmondes defendeu a atual gestão de Evilásio Mateus, argumentando que, apesar de um investimento de R$ 8 milhões em 2025, Araripina conseguiu se destacar caindo para 9º lugar no ranking estadual, o que representa uma melhora proporcional em relação ao ano passado que ficou em 6⁰ lugar em gastos. “O que realmente importa é que, com um investimento menor em comparação ao do ex-gestor, que gastou R$ 6 milhões e ainda assim ficou em 6º lugar, Araripina atraiu 300 mil visitantes os quais passaram por nossa cidade. Isso demonstra um retorno positivo para a economia local”, afirmou Delmondes.
Sebastião Dias, por sua vez, enfatizou o gasto menor na gestão anterior e o selo positivo de transparência recebido. No entanto, Delmondes rebateu, destacando que a comparação deve levar em conta a proporcionalidade e mais, não apenas os gastos, mas também o impacto positivo no comércio local, que incluiu hotéis, restaurantes e serviços de transporte além de também a gestão atual receber com exactidão o selo de transparência do São João de 2025.
“A festa não foi apenas sobre o gasto que segundo o ranking estadual saimos do 6⁰ para o 9⁰ lugar ou seja investindo menos e valorizando mais, a experiência proporcionada aos festeiros esse ano foi bem maior. O nosso São João foi seguro e bem organizado, com a presença constante das forças de segurança, permitindo que as pessoas se divertissem sem preocupações”, destacou Evandro líder da situação na Câmara de vereadores.
“O planejamento foi eficaz, fazendo de Araripina um exemplo de festa bem-sucedida.
Já estamos ansiosos pelas próximas edições, que prometem ser ainda melhores”, concluiu Delmondes.
Com a transparência e a boa gestão como pilares, Araripina se prepara para fortalecer ainda mais sua posição como um dos grandes polos culturais da região nas próximas festas juninas.
Faça um comentário