Lar Todas as Noticias Economista alerta para aumento da pobreza no Brasil após sobretaxa dos EUA

Economista alerta para aumento da pobreza no Brasil após sobretaxa dos EUA

por admin
0 comentários

“tarifaço” de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras entrou em vigor nesta quarta-feira (06), gerando grande preocupação em diversos setores produtivos do Brasil.

As tarifas, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos em 9 de julho, são as mais elevadas entre as impostas a países que exportam para o mercado norte-americano.

O tema foi o centro de um debate na Rádio Jornal, reunindo especialistas e líderes de associações para discutir os impactos e possíveis soluções contra a medida na economia brasileira.

Sandro Prado alertou ainda que diversos setores da economia brasileira estavam direcionando sua produção para exportação aos Estados Unidos.

Por isso, a mudança repentina nas regras pegou muitos de surpresa. “Esses setores foram pegos de calça curta”, resumiu.

Entendendo os impactos da tarifa no Brasil

O professor alertou para as dificuldades imediatas que empresários brasileiros enfrentarão com a sobretaxa imposta pelos Estados Unidos.

“Se eu sou de uma indústria manufatureira e vendo para uma empresa norte-americana, como é que, de uma hora para outra, vou vender minhas roupas, por exemplo, para outro lugar?”.

Embora setores específicos possam ter alternativas mais viáveis, como o redirecionamento para o mercado interno ou o uso de instrumentos como o preço mínimo, Prado frisou que o impacto é imediato.

“No curto prazo, esses produtos tendem a ter uma pequena queda de preço para o consumidor. Mas o que pode parecer interessante não é”, afirmou.

Segundo ele, essa mudança repentina desarticula setores produtivos inteiros.

Pequenas e médias empresas precisarão de ajuda do governo para sobreviver. “Vai precisar de subsídios, redução tributária, crédito financiado… nem todos vão conseguir manter os postos de trabalho”, alertou.

O economista Sandro Prado destacou o impacto macroeconômico: a perda do mercado americano pode gerar uma redução da produção nacional.

“Essa redução pode estar na casa dos 20 a 30 bilhões. Só em Pernambuco, como comentado, mais de 1 bilhão”, disse.

Com menos produção, haverá menos empregos e menos arrecadação de tributos.

O professor lembrou que o Brasil vinha em um ciclo de redução do desemprego, mas que essa situação pode inverter.

“É um retroceder”, afirmou. E concluiu: mais pessoas desempregadas significa maior pressão sobre programas sociais, como o Bolsa Família.

“Não é nada bom para o Brasil, para os empresários brasileiros e, obviamente, para os brasileiros como um todo, essa sobretaxa colocada pelo governo Trump”, finalizou.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Blog Folha do Araripe

Desde 2005, estamos presentes na região do Araripe, no sertão de Pernambuco, fazendo história e registrando os fatos mais relevantes, especialmente na política regional. Fundado pelo jornalista Lusmar Barros, nosso objetivo é levar informação de qualidade e destacar as riquezas da nossa terra e da nossa gente. Aqui, você encontra notícias, análises e um espaço para a voz da comunidade. Acreditamos no poder da informação para transformar e conectar as pessoas.

Portal Noticias FOLHA DO ARARIPE @2025 – Todos direitos reservados.