Lar Araripe DESENVOLVIMENTO – LIDERANÇAS SE REUNIRAM NESSA TERÇA FEIRA EM TRINDADE PARA TRAÇAR PROJETOS PARA O ARARIPE

DESENVOLVIMENTO – LIDERANÇAS SE REUNIRAM NESSA TERÇA FEIRA EM TRINDADE PARA TRAÇAR PROJETOS PARA O ARARIPE

por admin
0 comentários
Aconteceu nesta terça-feira (16) uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Trindade entre a prefeita Helbinha Rodrigues, o presidente da ADESA – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe Daniel Torres Araripe, o presidente do SINDUSGESSO Joberth Granja, o representante do Conselho Regional da FIEPE. A Pauta foi a 10ª ExpoGesso que vai acontecer nos dias 23 a 25 do próximo mês de outubro em Trindade. Na ocasião foi discutida a possibilidade de haver uma palestra durante o evento onde será apresentado as potencialidades econômicas da região do Araripe visando a instalação de um Centro Logístico Industrial Aduaneiro- CLIA, ao longo da Ferrovia Transnordestina, que já é uma realidade para a região do Araripie ligando o Piauí ao Porto de Pecém no Ceará, ainda este ano essa ferrovia vai entrar em operação.
A PALESTRA
Será convidado o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, um representante da TLSA – Transnordestina Logística SA empresa responsável pela obra da ferrovia, representante do Governo Estadual, empresários da região, prefeitos e outras lideranças. Será mostrado as potencialidades de cargas de minérios, e do agronegócio existente na região PEPICE, Pernambuco, Piauí e Ceará, entorno do possível centro logístico de distribuição de cargas que se pretende instalar no município de Trindade em função da Ferrovia Transnordestina.
“Sem sombra de dúvidas esse Centro de Distribuição de Cargas vai ser viabilizado não só com o gesso, como outras cargas que poderão vir para a região; nós temos aqui a segunda bacia leiteira do Estado que consome grandes volumes de ração (milho) para alimentação dos bovinos que vem de outras regiões produtoras, poderá vir por trem; nós temos surgindo perto daqui na região da Chapada do Araripe do lado cearense uma nova fronteira agrícola para produção de soja para escoar a produção e trazer fertilizantes; nós temos uma grande fábrica de cimento em um município piauiense a poucos quilômetros daqui que em funcionamento produzia 45 mil sacos de cimento por dia, com a ferrovia poderá ser reativada. Temos também aqui na região no município de Ouricuri um grande potencial de calcário a ser explorado. Poderá ser resolvido o problema da matriz energética do polo gesseiro, o gás natural que virá por trem. Tudo isso vai gerar grandes volumes de cargas para viabilizar ainda mais a ferrovia transnordestina. Esse centro logístico sendo instalado vai transformar a região em um grande centro gerador de distribuição de todos os tipos de cargas para a região. Creio que o Araripe terá um antes e um depois com este empreendimento funcionando, a região passará a ser uma grande referência em desenvolvimento no Nordeste. O bom que estamos somando forças com a Prefeitura, empresários através da FIEPE e SINDUSGESSO, para viabilizar projetos para região”, enfatizou Daniel Torres Araripe, presidente da ADESA.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Blog Folha do Araripe

Desde 2005, estamos presentes na região do Araripe, no sertão de Pernambuco, fazendo história e registrando os fatos mais relevantes, especialmente na política regional. Fundado pelo jornalista Lusmar Barros, nosso objetivo é levar informação de qualidade e destacar as riquezas da nossa terra e da nossa gente. Aqui, você encontra notícias, análises e um espaço para a voz da comunidade. Acreditamos no poder da informação para transformar e conectar as pessoas.

Portal Noticias FOLHA DO ARARIPE @2025 – Todos direitos reservados.