Lar Politica Brasil pode ter sofrido interferência dos EUA para beneficiar Lula nas eleições de 2022

Brasil pode ter sofrido interferência dos EUA para beneficiar Lula nas eleições de 2022

por admin
0 comentários

Metrópoles

Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados durante o primeiro governo de Donald Trump, acusou a CIA (Agência Central de Inteligência) de utilizar uma organização não-governamental para interferir nas eleições do Brasil em 2022, durante a gestão de Joe Biden.
A declaração aconteceu nesta quarta-feira (6/8), durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Credn) da Câmara dos Deputados.
Sem apresentar provas concretas, Benz afirmou que a trama envolveu o Fundo Nacional para a Democracia (NED), supostamente controlado pelo Partido Democrata, de Biden.
O Fundo teria sido usada pela CIA em uma suposta interferência no pleito brasileiro, vencido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o então presidente Jair Bolsonao (PL), que tentava a reeleição. A interferência seria exatamente para favorecer Lula.
Na audiência, o ex-funcionário da diplomacia norte-americana também apontou que o governo dos EUA aumentou os recursos destinados ao Brasil entre 2019 e 2023, via Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Os objetivos, alegou Benz, seriam atacar Bolsonaro e censurar políticos de direita.
Suposta interferência no Brasil
Nos primeiros dias da era Trump II, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) passou a ser atacada pelo bilionário Elon Musk.
O presidente dos EUA também adotou a retórica de Musk, acusando a Usaid de ser composta por “radicais loucos de esquerda”.
A Usaid foi acusada de interferir nas últimas eleições presidenciais realizadas no Brasil.
A agência foi fechada pela administração Trump.
Antes de ser fechada pelo atual governo dos EUA, a Usaid era a maior doadora individual de ajuda humanitária ao redor do mundo.
As denúncias de Benz na Câmara dos Deputados surgem no momento em que o presidente Donald Trump tenta interferir, por meio de retaliações econômicas, no julgamento de Jair Bolsonaro. O ex-presidente é apontado como o líder de uma organização criminosa, que tentou um golpe de Estado no Brasil para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Blog Folha do Araripe

Desde 2005, estamos presentes na região do Araripe, no sertão de Pernambuco, fazendo história e registrando os fatos mais relevantes, especialmente na política regional. Fundado pelo jornalista Lusmar Barros, nosso objetivo é levar informação de qualidade e destacar as riquezas da nossa terra e da nossa gente. Aqui, você encontra notícias, análises e um espaço para a voz da comunidade. Acreditamos no poder da informação para transformar e conectar as pessoas.

Portal Noticias FOLHA DO ARARIPE @2025 – Todos direitos reservados.