Lar Brasil Câmara aprova projeto que impede cobrança automática em benefícios do INSS

Câmara aprova projeto que impede cobrança automática em benefícios do INSS

por admin
0 comentários
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) um projeto de lei que proíbe a cobrança de contribuições associativas diretamente de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta, relatada por Danilo Forte (União-CE), foi aprovada simbolicamente, e todos os destaques apresentados foram rejeitados pelos parlamentares.
A medida é uma resposta a denúncias de descontos irregulares que vieram à tona em abril, após operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo as investigações, entidades teriam retido cerca de R$ 6,3 bilhões de beneficiários entre 2019 e 2024.
O relator defendeu que esse tipo de cobrança compromete a função do INSS, que não foi criado para intermediar relações privadas entre beneficiários e entidades. Para ele, utilizar a estrutura pública para descontos sem vínculo com a previdência representa desvio de finalidade e mau uso de recursos.
O texto mantém a possibilidade de crédito consignado, desde que autorizado por meio digital seguro. Está proibida a contratação ou desbloqueio por procuração ou ligação telefônica. Em caso de desconto indevido, a devolução ao segurado deverá ocorrer em até 30 dias, com respaldo do Fundo Garantidor caso a instituição financeira não efetue o reembolso.
Fonte: Metro1

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Blog Folha do Araripe

Desde 2005, estamos presentes na região do Araripe, no sertão de Pernambuco, fazendo história e registrando os fatos mais relevantes, especialmente na política regional. Fundado pelo jornalista Lusmar Barros, nosso objetivo é levar informação de qualidade e destacar as riquezas da nossa terra e da nossa gente. Aqui, você encontra notícias, análises e um espaço para a voz da comunidade. Acreditamos no poder da informação para transformar e conectar as pessoas.

Portal Noticias FOLHA DO ARARIPE @2025 – Todos direitos reservados.