Lar Araripe DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COMO PERSEGUIR ISSO?

DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COMO PERSEGUIR ISSO?

por admin
0 comentários

Por Daniel Torres Araripe

O Desenvolvimento Regional é um processo de mudança social sustentada que visa o progresso permanente de uma região e de seus indivíduos. Envolve a promoção do crescimento econômico, o combate à desigualdade, o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população, com foco na participação social e na gestão participativa.

DEFINIÇÃO

O Desenvolvimento Regional é um conceito amplo que busca transformar a realidade territorial de forma positiva e sustentável.

OBJETIVOS

Reduzir as desigualdades regionais

Aproveitar as potencialidades e recursos endógenos das regiões

Promover o ordenamento do território

Garantir a participação dos cidadãos

Promover o desenvolvimento econômico sustentável

POLÍTICAS PÚBLICAS

Política de Desenvolvimento Regional – define os objetivos e estratégias para redução das desigualdades regionais e o desenvolvimento sustentável. Iniciativa capitaneada pelo governo estadual, federal e entidades representativas regionais, como os consórcios intermunicipais e conselhos regionais.

Programas e Projetos de Desenvolvimento – incentivam a geração de renda, a melhoria da infraestrutura e a promoção do turismo em diferentes regiões.

EXEMPLOS

Regiões com bom desempenho – regiões que demonstram sucesso em promover o desenvolvimento sustentável, com destaque para a geração de renda, a melhoria da infraestrutura e a redução da desigualdade.

Regiões com desafios – regiões que enfrentam dificuldades em promover o desenvolvimento, com destaque para a pobreza e a falta de acesso a serviços básicos.

RD 03 – REGIÃO DO ARARIPE PERNAMBUCANO

Queremos discorrer e mostrar alguns dados sobre a situação da Região do Araripe Pernambucano, situada no interior do Estado. Com todo o seu potencial econômico no campo da exploração mineral, produção de gipsita (gesso) e seus derivados, potencial turístico e agrícola, por existirem as melhores terras férteis do Estado, deixa a desejar.

IPS – BRASIL

Em se tratando de progresso social, a região deixa a desejar. Avaliação recente do IPS-Brasil, o índice mais completo da realidade socioambiental. O índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos. O IPS é composto por dados socioambientais e de resultado, ou seja, o IPS não mede a quantidade de infraestrutura ou recursos investidos em um município; o IPS mede se essa infraestrutura ou esse recurso estão trazendo resultados para as pessoas. Além disso, o IPS usa dados públicos recentes.

Segundo a legenda: nos dez municípios que compõem a região araripeana, ela é considerada NEUTRA – significa que não está avançando nas Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades.

PROGRESSO SOCIAL

O progresso social é a capacidade de uma sociedade de atender às necessidades humanas básicas de seus cidadãos, estabelecer os pilares que permitem que cidadãos e comunidades melhorem e sustentem a qualidade de suas vidas, e criem as condições para que todos os indivíduos alcancem seu pleno potencial.

ÍNDICE FIRJAN 2023 DIVULGADO EM 2025 – IFDM*

Criado em 2008, o estudo é composto pelos indicadores de Emprego & Renda, Saúde e Educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento socioeconômico. Através dessa pontuação, é possível avaliar cada município de forma geral e específica em cada um dos indicadores. Tanto a avaliação geral quanto as análises dos indicadores são classificadas em quatro conceitos: entre 0 e 0,4 – desenvolvimento crítico / entre 0,4 e 0,6 – desenvolvimento baixo / entre 0,6 e 0,8 – desenvolvimento moderado / entre 0,8 e 1 – desenvolvimento alto. O estudo permite, ainda, avaliação absoluta por município e ano, e comparações entre cidades e anos anteriores.

Neste contexto do IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios, a tabela abaixo mostra a situação de cada município da região do Araripe. Vale destacar, apesar de ser um município pequeno, a posição de Granito, que, nos dois estudos IPS-BRASIL e IFDM/FIRJAN, se destaca em primeiro lugar entre os demais municípios da região. Vejam a tabela abaixo:

O QUE É NECESSÁRIO PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO REGIONAL?

Então, de forma geral, podemos dizer que o desenvolvimento regional envolve pelo menos oito importantes dimensões: o Planejamento, a Inclusão Social, o Fortalecimento, a Diversificação da Economia Local de cada município, a Inovação na Gestão Pública, a Proteção Ambiental, o Uso Racional dos Recursos Públicos e a Mobilização Social.

*Empreendedor social, Presidente da ADESA – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe, comentarista, ativista político, idealizador do Movimento SIM, Nós Podemos!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Blog Folha do Araripe

Desde 2005, estamos presentes na região do Araripe, no sertão de Pernambuco, fazendo história e registrando os fatos mais relevantes, especialmente na política regional. Fundado pelo jornalista Lusmar Barros, nosso objetivo é levar informação de qualidade e destacar as riquezas da nossa terra e da nossa gente. Aqui, você encontra notícias, análises e um espaço para a voz da comunidade. Acreditamos no poder da informação para transformar e conectar as pessoas.

Portal Noticias FOLHA DO ARARIPE @2025 – Todos direitos reservados.