A Marinha do Brasil (MB) dará início, nesta segunda-feira (11/8), ao deslocamento estratégico de 2 mil militares, mais de 100 viaturas e oito helicópteros em prol das Operações Atlas e Formosa, no Centro-Oeste do país.
Desse total, cerca de 1.600 Fuzileiros Navais e aproximadamente 60 viaturas partirão do Rio de Janeiro, depois de uma apresentação, nesta segunda, às 14h, no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador (RJ). As outras tropas e meios seguirão de diferentes partes da nação.
Operação Atlas
Idealizada pelo Ministério da Defesa, a Operação Atlas tem como objetivo treinar as Forças Armadas brasileiras em sua capacidade de projetar e sustentar uma Força Conjunta em um dos ambientes mais desafiadores do país. Nesse contexto, será realizado um treinamento com fogos reais e ações táticas a uma distância de 1.500 km do Rio de Janeiro.
Operação Formosa
Logo após a Operação Atlas, a MB coordenará a Operação Formosa, maior treinamento militar do Planalto Central realizado desde 1988.
O exercício tem como propósito aprimorar a interoperabilidade entre as três Forças Armadas brasileiras, construir parcerias e aumentar as capacidades de enfrentar os desafios militares contemporâneos com as nações amigas convidadas.
FONTE: CFN/MB