Lar Brasil No túnel do tempo – Como foi a candidatura de Epitácio pessoa a presidência do Brasil?

No túnel do tempo – Como foi a candidatura de Epitácio pessoa a presidência do Brasil?

por admin
0 comentários
Epitácio Pessoa foi indicado candidato à presidência do Brasil em 1919 enquanto representava o país na Conferência de Versalhes, na França, sendo eleito mesmo ausente do Brasil, um caso único na história da república brasileira.
Sua candidatura foi apoiada pelo Partido Republicano Mineiro e teve o apoio das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, embora representasse uma exceção ao tradicional rodízio do poder conhecido como política do café-com-leite. Nas eleições de 13 de abril de 1919, Epitácio Pessoa recebeu 286.373 votos, derrotando Rui Barbosa, que teve 116.414 votos.
A eleição não ocorreu na data oficial, 1º de março, e Pessoa retornou ao Brasil para tomar posse em 28 de julho de 1919. Seu governo enfrentou várias crises políticas e sociais, incluindo movimentos militares como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Durante seu mandato, ele implementou políticas de austeridade fiscal e promoveu obras de infraestrutura, especialmente no Nordeste e no Sul.
O mandato de Epitácio terminou em 15 de novembro de 1922, sendo sucedido por Artur Bernardes.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Blog Folha do Araripe

Desde 2005, estamos presentes na região do Araripe, no sertão de Pernambuco, fazendo história e registrando os fatos mais relevantes, especialmente na política regional. Fundado pelo jornalista Lusmar Barros, nosso objetivo é levar informação de qualidade e destacar as riquezas da nossa terra e da nossa gente. Aqui, você encontra notícias, análises e um espaço para a voz da comunidade. Acreditamos no poder da informação para transformar e conectar as pessoas.

Portal Noticias FOLHA DO ARARIPE @2025 – Todos direitos reservados.