Lar Ultimas Noticias STF divulga nota em apoio a Alexandre de Moraes após sanções dos EUA

STF divulga nota em apoio a Alexandre de Moraes após sanções dos EUA

por admin
0 comentários

Corte afirma que decisões do ministro no caso Bolsonaro foram confirmadas pelo colegiado e destaca que o julgamento de crimes contra a democracia cabe exclusivamente à Justiça brasileira

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou, nesta quarta-feira (30), uma nota oficial em apoio ao ministro Alexandre de Moraes, após ele ter sido incluído na lista de sanções do governo dos Estados Unidos.

No comunicado, o STF expressa solidariedade a Moraes e afirma que todas as decisões tomadas pelo ministro no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, citadas como justificativa para a sanção norte-americana, foram confirmadas pelo colegiado competente da Corte. A nota também destaca que o Supremo “não se desviará de seu papel de garantir o cumprimento da Constituição e das leis do país, assegurando a todos o devido processo legal e um julgamento justo”.

O texto ainda lembra que, no decorrer da investigação, surgiram “indícios graves da prática dos crimes apontados, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas”. Por fim, o STF reforça que o julgamento de crimes que atentam contra a democracia brasileira é atribuição exclusiva da Justiça nacional, que atua de forma independente conforme a Constituição.

As sanções norte-americanas são baseadas na Lei Magnitsky, legislação norte-americana usada para punir autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos. Com a decisão, eventuais bens de Moraes nos EUA ficam bloqueados, assim como qualquer empresa a ele associada. Ele também está proibido de realizar transações com cidadãos ou empresas norte-americanas — o que inclui, por exemplo, o uso de cartões de crédito com bandeira dos EUA.

NOTA DO STF:

Em razão das sanções aplicadas ao Ministro Alexandre de Moraes, um dos seus integrantes, o Supremo Tribunal Federal vem se pronunciar na forma abaixo:

1 . O julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional.

2. Encontra-se em curso, perante o Tribunal, ação penal em que o Procurador-Geral da República imputou a um conjunto de pessoas, inclusive a um ex-Presidente da República, uma série de crimes, entre eles, o de golpe de Estado.

3. No âmbito da investigação, foram encontrados indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas.

4. Todas as decisões tomadas pelo relator do processo foram confirmadas pelo Colegiado competente.

5. O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo.

6. O Tribunal manifesta solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes.

Brasília, 30 de julho de 2025.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Quem Somos

Blog Folha do Araripe

Desde 2005, estamos presentes na região do Araripe, no sertão de Pernambuco, fazendo história e registrando os fatos mais relevantes, especialmente na política regional. Fundado pelo jornalista Lusmar Barros, nosso objetivo é levar informação de qualidade e destacar as riquezas da nossa terra e da nossa gente. Aqui, você encontra notícias, análises e um espaço para a voz da comunidade. Acreditamos no poder da informação para transformar e conectar as pessoas.

Portal Noticias FOLHA DO ARARIPE @2025 – Todos direitos reservados.