Advogada brasileira inova com IA e integra ranking das 35 líderes globais da América Latina

Folha do Araripe

Folha do Araripe
Para a recifense Karla Capela, ser visionária a permitiu fazer a diferença na burocracia jurídica do país

Para a recifense Karla Capela, ser visionária a permitiu fazer a diferença na burocracia jurídica do país

A CEO do KOY Inteligência Jurídica, Karla Capela, reconhecida pela IBM Global por sua inovação que uniu tecnologia e processos jurídicos, atingindo um resultado ímpar, explica como se tornou pioneira em aplicação da Inteligência Artificial na área jurídica, sendo até convidada a apresentar a IA no Vale do Silício.

Karla sintetiza sua trajetória: “a tecnologia era um desafio para mim, mas enxerguei ali a oportunidade de fazer diferente para alcançar novos resultados. O KOY me ensinou a usar meus pontos fracos como vantagem competitiva, tendo como força motriz a paixão pelo Direito e a vontade de ajudar as pessoas”.

A advogada teve o exemplo dos seus pais de como construir um negócio do zero de forma exitosa, porém aplicou os ensinamentos em uma área totalmente diferente da que tinha familiaridade até então e que futuramente se tornaria referência, o Direito. Foi nessa empresa que Karla deu seus primeiros passos profissionalmente.
Quando abriu futuramente seu escritório, Raimundo & Capela, Karla cuidava de todas operações administrativas até o momento em que decidiu se reinventar. Observando as deficiências do mercado, compreendeu que poderia fazer mais com a mesma quantidade de pessoas e, foi assim que conheceu o método Scrum.

Após dominar a tecnologia, aplicou na prática do Direito e alcançou resultados progressivos nos encerramentos do escritório. Foi nesse momento que a advogada começou a ser procurada por clientes. Era 2014 e o mundo jurídico estava sofrendo uma grande transformação tecnológica.

O surgimento do KOY em 2018 se dá a partir daí, pois Karla entendeu que precisava de um sistema ágil, porém eficiente, interativo e de fácil manuseio que entregasse todos os dados de forma íntegra, e que os encerramentos dos processos fossem automáticos e rápidos. Tudo isso com uma leitura rápida e estruturada dos dados, gerando análise com orientação e providências em uma base em que a análise humana é inviável. Foi quando percebeu que sua proposta era inédita no mundo do Direito.

A aplicação da IA na área jurídica, rendeu ao KOY o convite para apresentar a Norma (sua IA) no Vale do Silício em 2018. Em 2019 foi um dos projetos selecionados pelo BNDES garagem, e em 2020 foram os únicos da área jurídica em virtude de um case com CHESF, subsidiária da Eletrobrás. Também fruto dessa inovação, Karla Capela recebeu o reconhecimento da IBM como uma das 35 líderes mundiais no uso pioneiro de IA para a área jurídica.

O KOY não apenas atua na transformação das rotinas jurídicas, mas sim de todos os envolvidos no processo. Impacta positivamente no caixa das empresas, na qualidade da rotina do advogado, na justiça e na vida das pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*