Biden alerta para “Armagedom” se Putin usar arma nuclear tática

Folha do Araripe

Folha do Araripe

Presidente dos EUA diz que risco de catástrofe atômica é o maior desde a crise dos mísseis cubanos, no auge da Guerra Fria. Zelenski afirma que Ucrânia recuperou mais de 500 km2 de território em sete dias.

Biden alerta para "Armagedom" se Putin usar arma nuclear tática

Biden alerta para “Armagedom” se Putin usar arma nuclear tática© picture alliance / Consolidated News Photos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a ameaça russa de utilizar armas atômicas no conflito da Ucrânia coloca o mundo no maior risco de “Armagedom” nuclear desde a crise dos mísseis cubanos no auge da Guerra Fria.

“Não enfrentamos a perspectiva do Armagedom desde Kennedy e a crise dos mísseis cubanos”, disse ele nesta quinta-feira (06/10), durante um evento de arrecadação de fundos do Partido Democrata.

O presidente americano alertou que Putin “não está brincando quando fala sobre o uso potencial de armas nucleares táticas ou armas biológicas ou químicas, porque suas forças armadas têm um desempenho significativamente abaixo do esperado”.

Biden disse acreditar que o uso de uma arma tática de baixo rendimento pode sair do controle e levar à destruição global. “Não existe a capacidade de usar facilmente uma arma tática e não acabar em um Armagedom”, alertou.

Há meses que autoridades americanas alertam para a possibilidade de a Rússia utilizar armas de destruição maciça na Ucrânia, após uma série de reveses estratégicos no campo de batalha. No entanto, ainda esta semana disseram não ter visto qualquer mudança nas forças nucleares russas que exigisse uma mudança na postura de alerta das forças nucleares dos EUA.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*