O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, larga com 12 pontos de vantagem na disputa do segundo turno da eleição contra Fernando Haddad, do PT. Segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (7), Tarcísio tem 50,4% dos votos e o petista é preferido por 38,4% do eleitorado.
Brancos e nulos somam 5,9%, enquanto não sabem ou não responderam são 5,3% da amostra. O instituto ouviu 1810 pessoas, presencialmente, entre os dias 4 e 6 de outubro, em 75 cidades paulistas. A margem de erro é 2,4 pontos percentuais. As informações são da Band News.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-00216/2022 e tem nível de confiança de 95%.
No último domingo (2), data do primeiro turno, Tarcísio de Freitas obteve o apoio de 9,8 milhões de paulistas e chegou a 42,32% dos votos válidos. Fernando Haddad foi a escolha de 8,3 milhões de eleitores e obteve 35,70% dos votos válidos, quando o Tribunal Regional Eleitoral descarta os brancos e nulos.
Quando os eleitores foram perguntados pelo Paraná Pesquisas sobre quem eles acreditam que vai vencer o pleito no próximo dia 30 de outubro, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro, do PL, teve 54,3% das menções. Já 33,9% dos entrevistados acreditam na vitória de Fernando Haddad.
11,8% não responderam ou não souberam apontar um provável vencedor no segundo turno.
Rejeição
O Paraná Pesquisa também perguntou em quem o eleitor não vota de jeito nenhum neste segundo turno e mediu assim a rejeição dos candidatos. Fernando Haddad é rejeitado por 47,7% dos paulistas e Tarcísio por 34,8%.
5,8% dizem que podem votar em qualquer um dos dois, enquanto 13,1% não sabe ou não respondeu ao questionamento.
A rejeição do petista é maior entre os homens (53,2%) e o candidato do Republicanos tem entre as mulheres (37,1%) o maior empecilho eleitoral.
Faça um comentário