Manifestações de agosto e setembro terão foco em “fora, Moraes”

Folha do Araripe

Folha do Araripe

Manifestações previstas para agosto e setembro devem marcar um novo estágio da mobilização da direita brasileira, com a consolidação de um foco único: o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O tema, que ganhou protagonismo inédito nos protestos do último domingo (20), passa agora a ser tratado como bandeira central das próximas manifestações, segundo lideranças. Já há atos confirmados para os dias 3 de agosto e 7 de setembro, e é provável que uma nova data seja incluída em agosto.

“Fora, Moraes” foi um dos gritos predominantes nas manifestações do último domingo, realizadas em diversas cidades. Em Brasília, um cartaz acusava Moraes de violação aos direitos humanos e pedia libertação dos presos políticos.

Já é quase um consenso entre as lideranças que a pulverização em diversas bandeiras – como liberdade, anistia, apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, críticas ao governo Lula, oposição ao comunismo ou ao Foro de São Paulo, e até o apoio a Israel – enfraquece a mensagem das ruas. Na coletiva feita pela oposição na segunda-feira (21) no Congresso, a ideia de pauta única ficou evidente nas declarações de parlamentares.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*